Notice: wpdb::prepare foi chamada incorretamente. A consulta não contém o número correto de espaços reservados (2) para o número de argumentos passados (3). Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.8.3.) in /home/camarachinesacom/public_html/wp-includes/functions.php on line 4139
Mercado Chinês – Câmara Chinesa | Uma ponte entre Brasil e China

Mercado Chinês

A importância dos parceiros ideais na China

A China é, hodiernamente, um grande celeiro de oportunidades tanto para empresas que buscam reduzir seus custos e fomentar seus negócios comprando produtos chineses de qualidade e com preços competitivos, como também para empresas interessadas em exportar produtos e serviços para o mercado chinês, dado seu enorme potencial de consumo. Entretanto, algumas precauções devem ser tomadas pelos empresários brasileiros antes de se iniciar os negócios com a China, visando o maior aproveitamento possível das relações a serem estabelecidas com os futuros parceiros orientais.

Desde as reformas econômicas implementadas por Deng Xiaoping no final da década de 1970, a China tem alcançado altas taxas de crescimento doméstico, sendo que ao longo dos últimos 20 anos, esse crescimento médio tem sido de 10% ao ano. Isso se deve em grande parte ao modelo de crescimento econômico sustentado, apoiado sobre a facilitação, por meio do Estado chinês, para as exportações de manufaturados primários. Essa facilitação foi feita com base em elevados investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica, estímulos tributários ao setor industrial e em menor parte à desvalorização cambial e à relativa mão-de-obra com custos reduzidos. Tudo isso faz da China, atualmente, o melhor mercado para se investir e realizar trocas comerciais no Mundo.

Entretanto, o empresário brasileiro que pretenda fazer negócios com o país deve considerar as diferenças nas relações comerciais entre brasileiros e chineses. Elas determinam formas diferentes daquelas vigentes no Ocidente, no que tange à estruturação das empresas, e às negociações para fechamentos de contratos. Na China os costumes comerciais de compra e venda são diferentes das ocidentais, sendo que as dificuldades impetradas pela língua e pela cultura chinesas impossibilitam que os negócios possam ser concretizados no curto prazo. Além disso, a China está a 20.000 Quilômetros de distância do Brasil, sendo que falhas na identificação de parceiros e produtos adequados, quase sempre gerem problemas nas compras advindas do país asiático. Como raramente essas compras podem ser devolvidas, problemas com fornecedores e produtos importados estão entre as maiores causas de reclamações por parte dos empresários brasileiros em relação à China.

Devemos lembrar que na China a lógica e a moral, não são ocidentalizadas como no Brasil. Elas são “Confucianas” o que significa que são levadas em conta para os relacionamentos e negócios, qualidades positivas como lealdade aos superiores, respeito hierárquico, e busca pela harmonia, não apenas pelo lucro em si.

Deste modo, antes de buscar fornecedores chineses em sites de busca na internet e ir diretamente à Feiras na China, é fundamental observar se aquelas empresas são realmente idôneas e, além disso, se os parceiros encontrados fornecem os produtos necessários, com a qualidade mínima requisitada pelo comprador. São inúmeros os casos de empresas de todo o Mundo que fazem maus acordos com os chineses por não terem tido cuidados básicos antes de iniciarem as negociações.

Por isso, a Câmara Chinesa de Comércio do Brasil (CCB), Associação sem fins lucrativos, com sedes em Belo Horizonte e em Shanghai oferece serviços que atendem às necessidades individuais de cada um de seus clientes e associados. A CCB, conta com um staff especializado de profissionais, nos dois países, que atendem às mais variadas demandas, assessorando e recomendando soluções estratégicas para facilitar a concretização de negócios e a geração de resultados para que as empresas brasileiras possam superar as barreiras existentes na relação Brasil-China.

Patrocinadores Institucionais

Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
Calendário de Eventos
  • Calendario


    « Janeiro 2018 »
    Su Mo Tu We Th Fr Sa
      1 2 3 4 5 6
    7 8 9 10 11 12 13
    14 15 16 17 18 19 20
    21 22 23 24 25 26 27
    28 29 30 31